Alimentação saudável e o prato perfeito
Um prato perfeito deve ser colorido e conter alimentos de todos os grupos: frutas, vegetais, carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Escolha sempre alimentos “de verdade”, ou seja, em seu estado natural. Evite alimentos processados e refinados.
Os vegetais são uma grande família de alimentos ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras. Protegem contra várias doenças, incluindo as cardiovasculares e o câncer.
A quantidade diária recomendada de vegetais é de 6 a 8 porções
É importante incluir na dieta, diariamente, a maior variedade possível de vegetais, pois cada um deles contém diferentes nutrientes. A melhor forma de fazer isso é buscando incluir muitas cores diferentes!
Alguns vegetais contêm uma quantidade maior de carboidratos e causam maior elevação da glicose no sangue. Alguns exemplos de vegetais glicêmicos são:
- Batata Inglesa;
- Batata doce;
- Beterraba;
- Cenoura;
- Milho;
- Ervilha;
- Abóbora;
- Abobrinha;
- Mandioca.
Todos estes devem ser consumidos com moderação.
Os carboidratos fornecem energia para o funcionamento do corpo e para a realização das tarefas diárias. Alguns alimentos ricos em carboidratos são:
- Arroz;
- Feijão;
- Pão;
- Macarrão;
- Vegetais glicêmicos.
Sempre dar preferência aos alimentos integrais, pois contêm mais nutrientes.
As proteínas podem ser do tipo animal ou vegetal.
As proteínas animais são:
- Carnes de boi, porco e frango;
- Ovos;
- Peixes;
- Frutos do mar;
- Leite e derivados.
Entre as proteínas vegetais podemos citar:
- Feijão;
- Lentilha;
- Grão de bico;
- Soja;
- Castanhas.
É importante lembrar que as proteínas de origem vegetal não possuem as quantidades necessárias de todos os aminoácidos essenciais para o ser humano.
Em uma dieta equilibrada, é importante incluir gorduras saudáveis como, por exemplo:
- Azeite de oliva;
- Óleo de abacate;
- Óleo de coco;
- Manteiga;
- Ghee.
A quantidade de gorduras na dieta é motivo de muita controvérsia na comunidade científica. Nós, do Convite à Saúde, acreditamos que devem ser consumidas em quantidades moderadas. Embora essenciais para a saúde, não há comprovação na literatura de que consumir um excesso de gordura traga benefícios.
Fonte: https://conviteasaude.com.br/alimentacao-saudavel-e-o-prato-perfeito/